BETSUIN - Templo Matriz: Av. do Cursino, 753 – Jardim da Saúde, São Paulo
+55 11 5061-4766
contato@higashihonganji.org.br

Nambei Honganji

Buda Amida

Saiba mais sobre o Buda da Luz e da Vida infinitas
Quem foi O Buda Amida?

O Buda da Luz imensurável e
da Vida infinita

O Rev. Akegarasu disse que o termo Buda Amida se refere à paisagem espiritual do coração do Buda Shakyamuni. Disse também que o Buda Amida é um símbolo. Portanto, será importante conhecer o que realmente ocorreu no interior do coração do Buda Shakyamuni para compreender o que é o Buda Amida. Shakyamuni alcançou a Iluminação debaixo da árvore Bodhi aos 35 anos. Qual foi o conteúdo de sua Iluminação? Ele expõe a sua compreensão da seguinte maneira:

Até aquele momento da sua vida, Shakyamuni havia pensado que o mau externo estava tentando intimidá-lo ou seduzi-lo para um outro caminho. Porém, naquele momento ele descobriu que o mau era, na verdade, ele próprio. Este despertar o transformou em Buda, o Iluminado. Este foi o conteúdo da sua Iluminação. Foi o despertar da realidade de sua existência, da verdade que “Eu sou o próprio mau”. A partir daquele momento, Shakyamuni não pôde mais se dar ao luxo de observar, julgar e criticar os outros. Ele tomou consciência da realidade de que ele era o próprio mau. O “bom eu”, que pensava existir no seu interior, havia desaparecido totalmente. A partir daquele momento um mundo infinito se abriu perante ele. Um mundo imenso onde podia abrigar a todos. Abandonou a prática de distinguir entre o que é bom ou ruim, bem ou mal. Deixou de preferir somente o lado bom das pessoas. Uma nova vida havia começado para ele; a vida de estar unido com todos os maus deste mundo, firmemente fundamentado no pensamento de que você é eu e eu sou você.
O Buda Amida é o despertar espiritual de Shakyamuni que simboliza o Mundo do Não-Eu. O mundo do Não-Eu é o mundo da Luz e Vida Imensuráveis. Amida significa Luz e Vida Imensuráveis e Buda significa o Iluminado.

O mundo de Amida nos revela a verdadeira essência da nossa condição ordinária e tola, impregnada de desejos e sofrimentos e de ervas do mau carma. A Luz de Amida é a Luz da Sabedoria que simboliza o Não-Eu. A Luz de Amida iluminou Shakyamuni para que pudesse tomar consciência da sua condição de mau e se uniu com esta Luz. Assim, Siddhartha Gautama tornou-se o Buda Shakyamuni.

Entretanto, se nós andamos por aí dizendo a todos que “eu sou um mau”, não haverá nenhum Buda. Pelo contrário, simplesmente haverá um perverso impregnado com as ervas do mal cármico. Por que? Porque ao afirmar o próprio eu, ainda carregamos o bom eu que está olhando o mau eu. Quando compreendemos verdadeiramente que o eu é algo que está em total unidade com mal cármico, todo o eu será extinto. Nesse momento um mundo novo de liberdade ilimitada se abrirá diante de nós. Esse mundo é um mundo de imensa alegria de estar junto com a Luz e a Vida Imensuráveis. O Buda Amida é algo real para aquele que está junto com ele. Se o Buda Amida fosse algo para ser compreendido lógica e objetivamente, esse Buda será apenas uma visualização.
Amida em Pé
O Buda Amida é o despertar da nossa própria condição de mau. Ele existe no interior de cada um de nós e simultaneamente transcende a nossa própria existência através da auto-negação e da destruição do eu falso e não verdadeiro. O Buda Amida é aquele que nos capacita a transcender a nossa própria existência e a atingir o Mundo do Vazio Absoluto. O Buda Amida é aquela força que nos faz levantar e gritar como Shakyamuni: “Nem na Terra nem no Céu existirá um ser mais virtuoso que Eu”. Todos os desejos, maldades e ilusões são carregados para longe pelo vento do despertar. Nada restará após essa experiência. Nascerá apenas a alegria da Genuína Fé de estarmos unidos para sempre com o Buda Amida.

Onde você encontrará o Buda Amida? Você o encontrará no profundo significado da própria existência. A força desse despertar é a força que destrói o falso eu Não Verdadeiro e nos guiará para o despertar do Verdadeiro Eu. O Buda Amida é a descoberta do Vazio Absoluto. Ele não é algo ou alguém em quem devemos nos apegar ou acrescentar o nosso eu.

Muito pelo contrário, o Buda Amida é uma espada afiada de sabedoria que decepa as mãos atadas ao eu. A lâmina afiada da espada corta e destrói impiedosamente o tolo, carregado de desejos e sofrimentos. (Texto extraído do livro Quem é o Mau? De Shuichi Maida)
Amida Buda Betsuin

Já no "Livro da Iluminação", o Mestre Shinran disse:

"Eu reverentemente desejo expor a natureza da verdadeira e real realização. Nada mais é ela senão a maravilhosa situação em que o trabalho de beneficiar os outros seres é levado à perfeição: é o supremo fruto, o incomparável Nirvana. É também conhecido como o Voto do Atingimento do Nirvana Supremo. As pessoas comuns estão impregnadas de paixões negativas, as multidões de seres viventes estão mergulhadas no oceano turvo dos nascimentos e mortes. Entretanto, assim que eles despertam para a fé e para a prática que conduzem ao Renascimento na Terra Pura, passarão a integrar o grupo daqueles que definitivamente asseguraram sua realização pelo Grande Veículo.

Ao integrar o grupo dos assegurados, certamente integrarão o Nirvana. A certeza de integrar o Nirvana é a Eterna Alegria. A Eterna Alegria é a Paz Suprema. A Paz Suprema é o Nirvana Incomparável. O Nirvana Incomparável é o Incondicionado Corpo da Lei. O Incondicionado Corpo da Lei é a Realidade. A Realidade é a Natureza do Dharma. A Natureza do Dharma é a Real Similitude.

A Real Similitude é a Similitude do Uno. Assim, o Tathagata Amida, que vem do Real, manifesta-se em muitos corpos, como o Corpo da Recompensa, o Corpo da Resposta e o Corpo da Transformação. O Corpo do Dharma, a Natureza do Dharma, não tem cor nem forma, estando assim fora do alcance do pensamento e da palavra. Manifesta-se a partir do Real Uno, tomando a forma de um Corpo de Dharma que é um meio de facilitar a compreensão."