Recentemente, passamos a chamar o rito de domingo como “Dōbōmingo”, uma junção dos termos Dōbō (a comunidade dos irmãos do Dharma) e ‘mingo’ de domingo.
Você conhece o significado do termo Dōbō?
“A expressão Dōbō aparece pela primeira vez na Coleção de Tesouros (Hōmotsu shū, Coleção Explicativa de Histórias Budistas – Bukkyō Setsuwa shū) de Taira no Yasuyori, publicado entre 1177 e 1181. Setenta anos depois, na Coleção de Cartas (Goshōsoku shū) escrita pelo Mestre Shinran, o termo Dōbō reaparece. Sabemos que ele foi extremamente versado em ideogramas a ponto de sua obra, o Kyōgyōshinshō, ser confundido com um dicionário. O ponto-chave para compreender o sentido da expressão Dōbō, quando empregado pelo Mestre Shinran, é por ele não se considerar um professor, mas, ao contrário, ter o Mestre Hōnen como seu mentor e o Buda Shakyamuni e o Buda Amida como aqueles que ensinam e o salvam. E portanto, todas as pessoas eram irmãos no Dharma.
O Mestre Shinran usou essa expressão Dōbō por três vezes na Escritura Sagrada do Budismo Shin (Shinshū Seiten) e se considerava apenas como um irmão na Escuta dos Ensinamentos. Em 1946, ao fim da 2ª Grande Guerra Mundial, o Templo Higashi Honganji fundou o Parlamento Religioso para recuperar o espírito do seu Fundador, Mestre Shinran, como Organização Dōbō. O mesmo Parlamento, já em 1951, nomeou o Rev. Haya Akegarasu como Secretário-geral da Ordem Ōtani para propor o estabelecimento do “Movimento da Associação da Vida dos Irmãos no Dharma – Dōbō Seikatsu Undō” com o objetivo de promover os devotos a se responsabilizar pela manutenção do local, cujo espaço lhe assegurava estabelecer e se conscientizar mutuamente o Coração Confiante. Os bisnetos, o Mestre Kakunyo e o Mestre Rennyo leram as obras do Mestre Shinran e através da palavra Dōbō aprenderam a postura do seu bisavô em relação às pessoas e por extensão, como ser um discípulo do Budismo Shin acatando-a para si mesmo e para as suas obras e transmitiu às gerações futuras”.
Texto elaborado pela Revª Tamaki e devota Hisa Mori.
Na liturgia, cantamos o Shōshinge, o hino central do Budismo Shin, seguido de uma breve palestra e depois na roda de chá conversamos e tirarmos duvidas sobre o Budismo Terra Pura. O rito acontece todos os domingos, às 10hs da manhã! Basta chegar e participar!
Namu Amida Butsu